Angola Moderniza Rede de Telecomunicações!!


O sector de Telecomunicações e Tecnologias de Informação tem, para 2010, projectos para modernização da rede básica no sentido de acelerar o processo de estruturação da oferta dos serviços públicos básicos às populações e viabilizar vários empreendimentos públicos e privados.
No ano passado, o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação concluiu os projectos de informatização dos balcões dos correios e criou o centro nacional de tecnologia de informação e aprovou o projecto de criação da rede nacional de governação electrónica.
Nas telecomunicações, o sector atingiu 7.980.000 assinantes activos no serviço móvel, elevando a teledensidade para 45 por cento, um valor que ultrapassa os 43 previstos. Na rede fixa, previa-se uma teledensidade de 1,4 por cento, mas apenas foi alcançada a cifra de 0,72 por cento, resultante de 126.286 utentes.
Ao anunciar os projectos para 2010, o ministro José Carvalho da Rocha indicou acções a desenvolver como a conclusão do Livro Branco das tecnologias de informação e co
municação, sua aprovação e execução. Atenção especial vai ser prestada ao processo de reestruturação da empresa Angola Telecom, alinhando o processo com as decisões emanadas pelo Governo.
No sector postal, o ministério vai continuar o processo de modernização da actividade, a recuperação da rede postal e implantação de estações postais nas zonas residenciais emergentes e parques industriais. 

Potencialidades
Através das telecomunicações, pretende-se apoiar a meteorologia e geofísica, a aeronáutica, o ambiente, as águas, a pesca, a agricultura e o planeamento urbano nas suas acções. O sector pode também cooperar com os órgãos responsáveis pela preservação e socorro às situações de catástrofes naturais.
O sector de tecnologias de informação tem a vantagem de, em função da sua capacidade intrínseca, aumentar a produtividade de todos os sectores que possam absorver os seus processos, gerando economias de escala.
Já os serviços postais podem operacionalizar os conceitos de correios de proximidade e estações multifuncionais que vão funcionar como ferramentas para a fixação das populações nas suas áreas de origem.
Existe ainda a capacidade potencial de acelerar o processo de estruturação dos serviços públicos básicos às populações e de viabilização de vários empreendimentos públicos e privados.
Problemas actuais
No Plano Nacional para 2010-2011, constam como principais transtornos a demora acentuada nos trabalhos de desminagem das rotas de instalação das infra-estruturas da rede básica de telecomunicações, a escassez de recursos humanos em qualidade e quantidade suficiente e a falta de tratamento sistemático dos dados e das informações derivadas das actividades do sector.
Entre os obstáculos ao desenvolvimento do sector, constam ainda os problemas com as infra-estruturas postais, de meteorologia e de geofísica, insuficiência de meios tecnológicos e os atrasos na entrada em vigor dos novos modelos de gestão para a rede básica da Angola .

0 comentários: