Tamanho do cérebro está relacionado aos traços de personalidade!!
Cientistas estão descobrindo que o tamanho de diferentes partes do cérebro tem correspondência com a personalidade das pessoas. Por sua vez, os psicólogos estão trabalhando os traços de personalidade e dividindo-os em cinco fatores, denominados Big Five: consciência, extroversão, neuroticismo, afabilidade e intelecto. Em sua pesquisa, Colin De Young e seus colegas da Universidade de Minnesota correlacionaram estes fatores com o tamanho das estruturas cerebrais.
Para o estudo, 116 voluntários responderam a um questionário para descrever sua personalidade e fizeram imagens que mediam o tamanho relativo das diferentes partes do cérebro. Depois, as imagens foram analisadas a partir de um programa de computador. A pesquisa, publicada na Psychological Science, encontrou várias ligações entre o tamanho de partes do cérebro e os traços de um pessoa.
" Todos, penso eu, têm um senso comum sobre o que é extroversão: alguém falante, extrovertido, ousado" , diz De Young. " Eles têm grande prazer na interação social" .
Estudos anteriores haviam encontrado partes do cérebro que eram ativadas na busca de recompensa. Então, De Young e seus colegas, perceberam que essas regiões cerebrais eram maiores em pessoas extrovertidas, confirmando a correlação. Na verdade, eles descobriram que uma dessas regiões, o córtex frontal medial (localizado um pouco acima e atrás dos olhos), foi significativamente maior nas pessoas portadoras desse traço de personalidade.
O estudo encontrou associações similares para consciência, relacionadas ao planejamento; para o neuroticismo, tendência para emoções negativas, associando a sensibilidade às ameaças e punições; e afabilidade, que se refere as partes do cérebro que nos permitem entender uns aos outros, através das emoções, intenções e estados mentais. A pesquisa só não encontrou associação entre o intelecto e o tamanho dessas estruturas.
"Isto começa a indicar que nós podemos, hoje, perceber os sistemas biológicos que são responsáveis por esses padrões de comportamento complexos e experiências que nos tornam indivíduos", diz DeYoung. Ele ressalta, porém, que não significa que sua personalidade é fixa desde o nascimento, o cérebro cresce e muda. Experiências como desenvolvimento e as mudanças no cérebro podem alterar a personalidade.
0 comentários:
Enviar um comentário