Google Me, a nova rival do Facebook
“Google Me”. Será este o nome da nova rede social desenvolvida pelo Google e que pretende estar à altura do Facebook, tornando-se, assim, no seu maior rival. A Google já tem experiência no sector das redes sociais. E, a concretizar-se, o Google Me não é a primeira tentativa da empresa nesta área.
O gigante detém a rede social Orkut (lançada em 2004) e, em Fevereiro, o motor de busca avançou com o Google Buzz, um serviço que por problemas de privacidade ficou condenado. O Orkut, com bastante aceitação em países como o Brasil e a Índia, conta com 100 milhões de utilizadores activos em todo o mundo.
Esta iniciativa da empresa de Mountain View não está ainda confirmada. Não se sabe a data de lançamento do novo serviço Google, no entanto, Eric Schmidt, director executivo da empresa, recusou-se a confirmar qualquer desenvolvimento de uma nova rede social. Mas, numa entrevista a um jornal norte-americano, adiantou que “o mundo não precisa de uma cópia da mesma coisa”. Isto quando questionado sobre se o novo serviço seria idêntico ao Facebook.
O nome do projecto – “Google Me” – não está ainda oficialmente definido, mas segundo antecipação da imprensa internacional tudo indica que a plataforma social poderá vir a adoptar essa designação.
O Google pretende ser uma rede social à altura do Facebook e está, por isso, em conversações com variadas empresas que desenvolvem jogos on-line, no sentido de criar parcerias e com o intuito de incorporar conteúdos de entretenimento no mais recente serviço da empresa.
A notícia de que o Google estaria a conceber uma nova rede social surgiu depois de fontes próximas de empresas de criação de jogos – como a Playdom, Electronic Arts, Playfish e Zynga Game Network (criadores do Farmville e onde o motor de busca comprou uma participação financeira) – terem anunciado que as firmas estariam em negociações com a administração da Google para estabelecer parcerias, nomeadamente na produção de jogos para uma nova aplicação.
Mais anunciantes e mais investimentos
A ser uma realidade, esta aposta da empresa norte-americana tratar-se-á de uma tentativa de cativar anunciantes e atrair novos investimentos publicitários, que cada vez mais começam a direccionar-se para redes sociais como o Facebook, Twitter e MySpace.
Para os criadores de jogos, este passo da Google poderá representar uma menor dependência do Facebook, no qual a grande maioria dos utilizadores acede aos jogos. Segundo o “The Wall Street Journal”, os produtores de jogos pagam ao Facebook 30 por cento das receitas obtidas através da venda de produtos virtuais nos seus jogos, o que é visto com grande interesse quer pelos promotores das redes sociais, quer pelas produtoras de jogos. Como exemplo disso temos o Farmville, um jogo desenvolvido pela Zynga Game Network que reúne mais de 60 milhões de jogadores activos mensalmente.
Segundo um relatório divulgado em Março por um centro de pesquisa norte-americano, o Hitwise, as visitas ao Facebook ultrapassaram o número de visitantes do motor de busca Google nos EUA. O Facebook foi o site mais visitado no país, ultrapassando pela primeira vez o gigante Google. Na véspera de Natal, no dia 25 de Dezembro e no primeiro dia do ano o Facebook já tinha conseguido ficar em primeiro lugar da lista. O número de visitantes ultrapassa os 120 milhões, sendo que o Google totalizou 141,3 milhões.
Em Janeiro, em Portugal, de acordo com o estudo Netpanel da Marktest, o Facebook conseguiu ultrapassar o Google em número de páginas visitadas a partir de casa. O Facebook somou 372 milhões páginas, enquanto o Google.pt, até aí com a liderança, somou 333 milhões. O Hi5, outra rede social, ocupa até aqui o terceiro lugar, totalizando 228 milhões de páginas.
Um desafio aliciante
Não há ainda confirmação de que o Google Me será a mais recente rede social, já que até ao momento não houve qualquer declaração oficial por parte da empresa. Adiantou-se a hipótese da nova ferramenta surgir como um “upgrade” do Google Profiles. No que diz respeito à área das redes sociais, a Google não tem tido grande sucesso, à excepção do Orkut no Brasil. O mesmo acontece com o Wave e o Buzz.
A lançar-se no mercado, a marca Google Me terá um universo de milhões de utilizadores para conquistar e convencer, pois o seu rival Facebook conta já com mais de 400 milhões de utilizadores e continua a ser a rede social com maior sucesso no mundo.
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