Soba L: “Rappers Que Odeiam Livros & Músicas” (Contra-Senso, Talvez) «Crónica»
Salvaterra , é um daqueles rappers gramaticalmente laminado , com um vocabulário e acervo literário fantástico, uma elevação no discurso com o DNA do Mundo, Nokas, Rage Sense, Mayanda, Jimmy P e Valete.
Um Mestre De Cerimónia , é um porta-voz , um orador e para que a sua mensagem seja eficaz é necessário trabalhar no seu discurso , trabalhar o vocabulário e a retórica.
Esse acervo verbal e mental adquire-se nos Livros e Músicas. Um Rapper tem de ser um leitor assíduo e um consumidor permanente de vários gêneros musicais. Ecletismo musical e literário para elevar o seu discurso.
Em Angola , temos muitos rappers que odeiam livros e músicas. Completamente limitados nesses dois campos , focando-se apenas no básico e elementar. Temos muitos rappers com dificuldades em articular um pensamento , uma ideia , um protesto , pensam mal , escrevem mal e consequentemente acabam por falar mal.
Tem muito a ver com o nível de escolaridade de muitos rappers. Em Angola , 60% dos rappers frequentam o ensino básico , 20% no ensino médio e outros 20% com formação superior , Por isso temos essa falta de pedagogia nas nossas rimas , pela ausência de uma metodologia de ensino na hora da composição.
Se eu fosse um escritor normal terminaria aqui este pequeno texto , mas por ser paranormal , vou explicar o meu PONTO…
Não existe uma relação de causa e efeito entre sucesso acadêmico e sucesso artístico , não existe um nexo de casualidade entre salas de aulas e palcos. Para um Rapper , a escola é essencial mas não é o fundamental.
Os rappers estudam nas ruas [ filosofia da vida ] e transmitem isso em forma de Street Knowledge , cultivando o seu gosto pelos livros e músicas de forma alternativa sem necessidade de um programa institucional.
Com ruas dominadas por assuntos banais é inevitável termos rappers vulgares , as ruas fazem os rappers , não se trocam livros muito menos Cds de Kilapanga e Jazz nessas ruas.
Por isso temos ai esses putos todos a proclamarem-se Reis Do Undergroundz mas não saberem o que significa super-havit , balança comercial ou deficit orçamental , isso não se aprende apenas na escola , aprende-se também nas ruas mas só no momento em que os Rappers decidem ser auto-didactas , pesquisando e investigando.
Para terminar , quero felicitar o Cfkappa pela dedicação ao Liricismo , trabalhar versos e rimas como um verdadeiro poeta , ajudando os consumidores a crescer , aprendendo a falar e pensar.
Gosto muito de Rappers que saibam ler , escrever e falar…
Soba L.
0 comentários:
Enviar um comentário